Você acha que é um trabalho divertido ou um desafio?
Por favor, deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!
Como leitor de longa data do blog, sempre achei fascinante refletir sobre a questão do "e se" do futuro. Neste blog, tentarei ajudá-lo a entender o que acontece e quando.
A primeira coisa a saber sobre o futuro é que não se trata de uma simples questão de um número muito finito de pessoas. Não somos uma civilização única e singular. Somos uma civilização com centenas de milhares (ou milhões) de pessoas.
Há uma tendência crescente entre alguns (e, acredito, a maioria da população) de pensar no futuro como uma série de coisas, em vez de um único (ou mesmo um único produto) de uma única ideia. Essa visão geralmente se baseia na noção de que o mundo não vai "ir embora" tão cedo. O mundo será "mais perfeito" e o futuro será mais "melhor". Isso não quer dizer que sempre viveremos no futuro. Quer dizer que enfrentaremos problemas e teremos cada vez mais incertezas quanto ao futuro.
No entanto, a chave para entender o que está acontecendo agora não é o fato de que estamos em um futuro em que nossa civilização está em um estado de fluxo constante. É que estamos em uma situação em que não podemos mais prever as consequências de nossas decisões e ações.
Acontece que o futuro não é uma ideia única e singular. Não é um conceito abstrato. Não é nem mesmo uma ideia. É um sistema complexo de crenças e valores que estão embutidos em nossas vidas. Todas essas crenças e valores, todos os quais podem ser encontrados em nossa vida diária, podem ser encontrados nas mentes daqueles que vivem no futuro e que têm os meios, a inclinação e o conhecimento para tomar essas decisões.
O futuro não é apenas um conceito simples. A mente humana está estruturada e organizada de forma que possibilita a quem vive no futuro ter plena consciência das consequências de seus atos. É por isso que todos nós temos a capacidade de assumir riscos e fazer escolhas inteligentes. Também podemos assumir riscos e fazer escolhas inteligentes em um esforço para obter os maiores benefícios de nossas vidas.
Todos nós temos a capacidade de criar as melhores experiências possíveis para nossas vidas futuras.
Comentários
Postar um comentário